terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ARTE AFRICANA

A arte africana é um reflexo fiel das ricas histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo na arte africana.

A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional, desenvolvido para ser utilizado, ligado ao culto dos antepassados, profundamente voltado ao espírito religioso, característica marcante dos povos africanos.

É uma arte extremamente representativa, chama atenção pela sua forma e estética e os simples objetos de uso diário, como ornamentos e tecidos, expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos.


A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas.



As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. As máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais.

Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.

Na Bahia temos um acervo significativo no MAFRO , Museu Afro brasileiro , que fica no Terreiro de Jesus , Antiga escola de Medicina .







Angela Adynister Antunes Lopes Firmino 4ºPeriodo de Publicidade e Propaganda - FESP - UEMG

01/12/2009 11:15

3 comentários:

  1. Já visitei o Mafro tem artes muito preciosas e peças que retratam a memória da escravidão no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. isolados numa ilha ooooooooooo calor desgramado

    ResponderExcluir