terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Máscaras Africanas


MÁSCARAS AFRICANAS: Máscara. Arte fang. Museu do Homem, Paris.


As máscaras sempre foram as protagonistas indiscutíveis da arte africana. A crença de que possuíam determinadas virtudes mágicas transformou-as no centro das pesquisas. O fato é que, para os africanos, a máscara representava um disfarce místico com o qual poderiam absorver forças mágicas dos espíritos e assim utilizá-las em benefício da comunidade: na cura de doentes, em rituais fúnebres, cerimônias de iniciação, casamentos e nascimentos. Serviam também para identificar os membros de certas sociedades secretas.

MÁSCARAS AFRICANAS: Máscara de boi com mandíbula móvel. Arte ibibia. Museu do Homem, Paris.


Em geral, o material mais utilizado foi a madeira verde, embora existam também peças singulares de marfim, bronze e terracota. Antes de começar a entalhar, o artesão realizava uma série de rituais no bosque, onde normalmente desenvolvia o trabalho, longe da aldeia e usando ele próprio uma máscara no rosto. A máscara era criada com total liberdade, dispensando esboço e cumprindo sua função. A madeira era modelada com uma faca afiada. As peças iam do mais puro figurativismo até a abstração completa.

MÁSCARAS AFRICANAS: Máscara de dança. Arte ioruba-nagô. Museu do Homem, Paris.


Quanto à sua interpretação, a tarefa é difícil, na medida em que não se conhece sua função, ou seja, o ritual para o qual foram concebidas. Os colonizadores nunca valorizaram essas peças, consideradas apenas curiosidade de um povo primitivo e infiel. Paradoxalmente, a maior parte das obras africanas encontra-se em museus do Ocidente, onde recentemente, em meados do século XX, tentou-se classificá-las. Na verdade, os historiadores africanos viram-se obrigados a estudar a arte de seus antepassados nos museus da Europa.

ARTE AFRICANA: Máscara. Arte pendê. Museu da África Central, Tervuren.


O auge da arte africana na Europa surgiu com as primeiras vanguardas, especificamente os fauvistas e os expressionistas. Estes, além de reconhecer os valores artísticos das peças africanas, tentaram imitá-las, embora sempre sob a ótica de suas próprias interpretações, algo que colaborou em muitos casos, para a distorção do verdadeiro sentido das obras. Entre as peças mais valorizadas atualmente estão, apenas para citar algumas, as esculturas de arte das culturas fon, fang, ioruba e bini, e as de Luba.

ARTE AFRICANA: Rosto de uma cabeça de duas faces. Arte ibibia. Coleção Hélène Kamer, Paris.

O fato de os primeiros colonizadores terem subestimado essas culturas e considerado essas obras meras curiosidades exóticas, provocou um saque sem sentido na herança cultural desse continente. Recentemente, no século XX, foi possível, graças à antropologia de campo e aos especialistas em arte africana, organizar as coleções dos museus europeus. Mas o dano já estava feito. Muitos objetos ficaram sem classificação, não se conhecendo assim seu lugar de origem ou simplesmente ignorando-se sua função.

Amanda Morais - 4º P.P.

16 comentários:

  1. As máscaras representam a junção de arte e religião.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Estou interessada em comprar pequenas máscaras ubuso. Poderiam informar onde posso comprar em S.Pulo,SP?
    Estou preparando um trabalho com tema africano e
    precisarei de várias máscaras. Podem ser todas iguais ou diferentes.
    Peço por favor me orientarem.

    Obrigada pela atenção que me dispensar.

    Abraços


    Tili Dantas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Praça da República no centro de SP. Alguns africanos comercializam por ali.

      Excluir
  3. Oi Amanda,
    Estou precisando de mascaras africanas de madeira ou ceramica sem pintura (ou seja crua,pois a pintura faz parte desse meu projeto) para fazer um trabalho.
    Sabe onde posso conseguir?
    S e puder me ajudar, agradeço,
    Silvia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tipo de mascarás você est precisando, tamanho e largura, posso faze-las.

      Excluir
  4. Oi Amanda, meu email é ateliserdasartes@globo.com
    ESTOU AGUARDANDO SUA RESPOSTA.
    BJS.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  5. qual é a função das mascaras que eu não entendi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Geralmente, caracterizar a pessoa de acordo com seu "carater", ou sua força espiritual, algo mistico que habita dentro daquela pessoa, algo que "expresse" o que ela é.

      Excluir
  6. Respostas
    1. as mascaras nao tinha função somente eram utilizadas em rituai

      Excluir
  7. As macaras tem varias funções cada uma delas representa alguma coisa da qual inspira os africanos representa sentimentos e divindades!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, quéris. será que tu tem um exemplo da influencia africana nas obras dos expressionistas e fauvistas? Obrigada.

    ResponderExcluir