terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Religião na África

Existem vários tipos de manifestações, rituais e práticas religiosas na África, além de grande influência das crenças dos antigos índigenas africanos.

As religiões no continente estão distribuídas em mulçumanos, cristãos, religiões tradicionais africanas, além dos seguidores das igrejas independentes.

Como visto há uma grande diversidade religiosa proveniente das classificações dos povos que viveram e que vivem na África, assim como são diversas as práticas culturais, a música, a comida, etc.

Na África do Norte as religiões predominantes são o cristianismo e o islamismo, na África do Sul estão as religiões tradicionais, embora exista uma minoria que pratique o cristianismo, islamismo e hinduísmo.

A religião tradicional é composta pelo real, ou material e pelo invisível, espiritual. Assim, esses dois aspectos se comunicam, os dois são importantes dentro dessa crença. Esta religião tem como sinonimo no Brasil o candomblé, que consiste no culto aos Orixás, que são considerados deuses:

Oxalá – Pai de todos os Orixás;
Exu – Senhor dos Caminhos;
Ibeji – Gêmeos que protegem as famílias e as crianças;
Ogum – orixá Guerreiro;
Nanã – Mãe de Obaluaiê e Oxumaré, protetora dos doentes;
Oxossi – Orixá caçador, protetor dos caçadores, da mata e dos animais;
Iemanjá – Considerada por muitos como rainha dos mares e mãe de todos os Orixás ao lado de Oxalá, representa harmonia na família;
Ossaim – Orixá das plantas em geral, principalmente das ervas medicinais;
Obá – Representa o equilíbrio, justiça, uma das esposas de Xangô;
Obaluaiê – (Omolu, em sua forma velha). Conhece a cura de todos os males, por ser o deus das Pestes;
Logun-Edé – Responsável pelos leitos de mares e rios, filho de Oxum com Oxossi;
Oxumaré – Protetor das grávidas, Orixá da fortuna e da sorte;
Iansã – Senhora das tempestades, dos raios e dos ventos, Orixá guerreira;
Ewá – Rainha da magia, representa as chuvas;
Oxum – Rainha do ouro, do amor e de todas as águas doces;
Xangô – Orixá da Justiça.

Gracielle Silveira – 8° período de jornalismo

13 comentários:

  1. As religiôes tradiconais na Africa cultuam a natureza e, portanto é animista. As maiores influencias religiosas são do catolicismo e do islamismo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu comentário, é ótimo! Estou fazendo especialização História em cultura africana e afro-brasileira.

    ResponderExcluir
  4. de frisar que a religiosidade africana basea-se na tradicao oral, significa isto que ela nao possui escrituras sagradas no entanto a fala ee vista como um elemento sagrado neste tipo de religiao ora deve se salientar que o culto e veneracao aos antepassados constitui a principal forma de manifestacao religiosa entre os povos africanos pelo que eles nao acreditam na reencarnacao nem paraiso e inferno mas sim na ancestralidade, pois os mortos continuam fazendo parte das familias africanos sendo consultados para a tomada de algumas decisoes.

    ResponderExcluir
  5. de frisar que a religiosidade africana basea-se na tradicao oral, significa isto que ela nao possui escrituras sagradas no entanto a fala ee vista como um elemento sagrado neste tipo de religiao ora deve se salientar que o culto e veneracao aos antepassados constitui a principal forma de manifestacao religiosa entre os povos africanos pelo que eles nao acreditam na reencarnacao nem paraiso e inferno mas sim na ancestralidade, pois os mortos continuam fazendo parte das familias africanos sendo consultados para a tomada de algumas decisoes.

    ResponderExcluir
  6. gostei muito desse resumo q fala um pouco sobre a arte na africa

    ResponderExcluir
  7. gostei muito desse resumo q fala um pouco sobre a arte na africa

    ResponderExcluir
  8. Excelente postagem! Devemos respeitar e conhecer todas as religiões, pois diante delas, somos todos seres humanos buscando nossa paz espiritual. Mas, o mais importante, devemos conhecer a origem das religiões, para conhecer também a origem de nossa cultura. Nossa brasil é uma diversidade étnica e também religiosa.
    Excelente texto e linda história da África e a cultura e religiões e crenças afro-descendentes.

    ResponderExcluir
  9. Boa para todos !
    Bom Sou da religião Da Arte negra,
    Chamado de 7 mundo , estou quebrando todos os protocolos do ocultismo. E sim passando conhecimento quer quer conhecimento sobre a arte negra ,
    Uma religião q mexe com os principados do reino inferna.... e a trindade do inferno . Quer conhecer mais sobre esta religião. Só entra em contato ...
    totalmente diferente de todas religiões q vcs conhecem .

    ResponderExcluir