domingo, 6 de dezembro de 2009

Um pouco sobre arte africana

Gabriel Reis Moraes Machiaveli


A arte africana é rica em histórias, mitos, crenças e filosofia dos habitantes. A riqueza desta arte tem fornecido matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo na arte africana.
A história da arte africana remonta o período pré-histórico. As formas artísticas mais antigas são as pinturas e gravações em pedra de Tassili e Ennedi, na região do Saara (6000 AC ao século I da nossa era).

Os africanos faziam seus objetos de arte utilizando diversos elementos da natureza. Faziam esculturas de marfim, máscaras entalhadas em madeira e ornamentos em ouro e bronze. Os temas retratados nas obras de traziam imagens do cotidiano.
Eles esculpiam e pintavam mitos, animais da floresta, cenas das tradições, personagens do cotidiano etc.
A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial.

4 comentários:

  1. A arte africana influenciou profundamente os movimentos artisticos do século XX , na Europa, e no Brasil.
    Este texto é seu???

    ResponderExcluir
  2. nossa eu precisava fazer um trabalho sobre a arte africana,e eu achei muito bom,bom de mais aprendi muito sobre o assunto,e gostaria de saber mais

    Luana vitória hasper da cunha

    ResponderExcluir
  3. pra falar verdade eu achei muito legal mais não é o que eu procuro esatamente

    ResponderExcluir
  4. FOI MUITO UTIL PARA O MEU TRABALHO D ARTES MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir